Instituto de Acompanhamento Profissional - IAP

Instituto de Acompanhamento Profissional - UNIP

Apresentação

As atividades das várias associações de ex-alunos da UNIP foram centralizadas no INSTITUTO DE ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL (IAP-UNIP).

O INSTITUTO poderá coordenar, organizar e desenvolver três núcleos de atividades distintas, compreendidas e caracterizadas pela definição das seguintes linhas prioritárias:

Orientação Pré-Profissional e Aconselhamento

  • Organização de conferências, debates e feiras para a divulgação de profissões e das oportunidades educacionais da UNIP;
  • oferta de programas de aconselhamento e orientação a estudantes do ensino médio, utilizando a infra-estrutura das Clínicas de Psicologia da UNIP;
  • realização de maratonas e concursos para a identificação de novos talentos;
  • organização de reuniões e ciclos de palestras para informar os estudantes de graduação sobre a construção de carreiras profissionais bem-sucedidas;
  • promoção de encontros com profissionais bem-sucedidos para divulgação e discussão de suas histórias de vida;
  • promoção de contatos permanentes com representantes das associações e sindicatos profissionais, de modo a oferecer aos graduandos informações corretas sobre a legislação profissional, bem como sobre as exigências legais para o seu exercício;
  • estudos e pesquisas sobre as tendências e as novas exigências do mercado de trabalho, analisando inclusive as influências destes resultados no desenvolvimento dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

Análise do Mercado e da Trajetória de Egressos

  • patrocínio e apoio à constituição de associações de ex-alunos da UNIP e à realização de encontros e reuniões de turmas;
  • definição de instrumentos que permitam a obtenção e a utilização de dados sobre os ex-alunos;
  • estabelecimento de mecanismos que facilitem a participação de egressos nas discussões sobre o desenvolvimento e a atualização de grades curriculares e sobre o funcionamento dos cursos;
  • apoio à participação de egressos nas atividades de informação pré-profissional e de aconselhamento sobre as carreiras;
  • organização de cadastros e bancos de dados contendo registros de empresas que contratam graduados da UNIP - parceiros preferenciais - e dos currícula de profissionais disponíveis para ocupar posições no mercado de trabalho. Este tipo de iniciativa tem sido utilizado com sucesso por universidades norte - americanas e européias para promover o fortalecimento dos vínculos entre a Universidade e as empresas, bem como para melhorar as perspectivas de colocação de recém-formados e de ex-alunos;
  • realização de estudos sobre a evolução da inserção dos profissionais formados pela UNIP nos diferentes segmentos do mercado de trabalho;
  • coleta de dados e realização de estudos para identificar as demandas de cursos e atividades de educação continuada.

Marketing, Difusão e Relacionamento

  • organização e publicação do relatório anual de atividades do INSTITUTO;
  • organização e manutenção do cadastro de egressos da UNIP e de pessoas e empresas identificadas nos estudos e pesquisas realizadas pelo INSTITUTO;
  • divulgação, por meio dos diferentes recursos de comunicação, de todos os eventos e resultados de estudos e informações produzidas pelo INSTITUTO;
  • criação e manutenção da página na internet sobre os produtos e atividades do INSTITUTO;
  • suporte, no âmbito de suas atribuições, à realização dos eventos do INSTITUTO.